Atualmente com o avanço da tecnologia, a globalização e a disseminação do uso da Internet no mundo, faz com que milhões de pessoas de várias partes do mundo estejam conectadas a rede virtual internet. Consequentemente as empresas estão cada vez mais desenvolvendo novo modelo de negócio, com inovações, pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos. Tais atividades constituem um alto valor agregado na oferta de seus produtos e serviços. A presença dastecnologiastraz novas ferramentas de trabalho principalmente no ambiente virtual, transformando a forma de interação entre pessoas, empresas e consumidores.
A identificação das empresas e seus negócios, pode ser realizada através da oferta de produtos e serviços pela Internete são disponibilizadas em websitesatravés de nomes de domínios, em sua maioria, por marcas e nomes empresariais.
As novas formas de interação entre modelos de negócios e consumidores, em uma rede de computadores, se interpenetram com questões jurídicas, relacionadas por conflitos de leis entre os países, questões fiscais e tributárias, a defesa do consumidor no âmbito do comércio eletrônico, crimeseletrônicos e, em especial, a proteção legal de ativos intangíveis de propriedade intelectual, que abrange o universo dos direitos autorais e de propriedade industrial, como marcas, patentes, softwares, músicas, imagens, vídeos, bancos de dados, entre outros.
Quanto a metodologia utiliza-se a pesquisa qualitativa, utilizando-se do método de análise de conteúdo.
Essas questões se apresentam diariamente em um mundo virtual globalizado, as considerações expostas neste estudo visam expor alguns aspectos relacionados com os conflitos entre marcas e nomes de domínios, as formas de soluções de conflitos e posicionamento jurisprudencial brasileiro.